quinta-feira, 29 de outubro de 2009

ATENÇÃO

Você NÃO DEVE ABRIR pilhas e baterias, pois muitas delas contêm metais pesados tóxicos. Pilhas e baterias não devem ser jogadas no lixo comum, pois com o tempo sofrem vazamento e contaminam o solo e a água. Elas devem ser encaminhadas ao fabricante para que sejam recicladas.

Bateria de hidreto metálico


O ânodo é constituído de uma placa metálica contendo hidreto de um metal apropriado. O desempenho das baterias de hidreto metálico é superior ao das baterias níquel/cádmio, com a vantagem de não envolverem o risco ambiental associado ao cádmio.

Bateria de Níquel/Cádmio


São recarregáveis e bastante empregadas em filmadoras, computadores portáteis, máquinas fotográficas digitais, telefones celulares e telefones sem fio. Essas baterias são formandas por associações de duas ou mais pilhas de Níquel/Cádmio, nas quais o ânodo é formando por cádmio metálico e cátodo, por um composto de níquel.
Uma vantagem dessa pilha é o fato de ela ser leve e fácilmente miniaturizada. Sua voltagem permanece constante até que ela seja totalmente descarregada.

Densímetro


É usado para medir a densidade da solução. Quando a bateria está com carga plena, a densidade está entre 1,25 e 1,30g/cm³. Caso a densidade esteja abaixo de 1,20g/cm³, a concentração do ácido está baixa e a bateria se encontra parcialmente descarregada.

Bateria de ácido/chumbo


Foi criando pelo Francês Raymond Gaston Planté em 1859. A bateria de 12V usado nos automóveis, consiste na associação de 6 pilhas ligadas em série, cada uma fornecendo aproximandamente 2V. A ânodo dessa bateria é consistituído por um grupo de placas de chumbo, e o cátodo, por uma série de placas de óxido de chumbo. Uma bateria de ácido/chumbo, pode ser recarregada passando-se por ela uam corrente contínua em direção oposta, o que força a reação a acontecer no sentido inverso.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Pilha De Mercúrio


A voltagem dessas pilhas permanecem bem mais constante. Essa caracteristica a torna adequada para dispositivo sensíveis, tais como aparelhos contra surdez, instrumentos científicos e relógios.

Pilha Alcalina


Foi criado pelo frances George Leclanché, o mesmo criador da pilha seca. Fornecem corrente a um circuito de maneira mais eficiente e sua vida média é de 5 á 8 vezes maior. Têm a vida mais longa, porque o zinco não fica muito tempo exposto ao meio ácido, causado pelos íons presentes na pilha pilha seca comum.

Pilha Seca




Foi inventada pelo frances, George Leclanché por volta de 1865. É o tipo de pilha usada em lanternas, rádios, gravadores, etc.
Ficou conhecida como pilha "seca" porque o meio eletrolítico nela presente não é simplismente uma solução, mais uma pasta úmida, contendo íons dissolvidos.